quinta-feira, 14 de junho de 2012

A MELHOR IDADE

Grupo Melhor Idade- Estrela do Norte

Como considerar um grupo de apoio aos idosos um traço cultural da nossa cidade? Em resposta a essa pergunta Maria do Socorro coordenadora do grupo diz que não é todo lugar que existe esse projeto e que nossa cidade já se reprogramou inteira (se acostumou) com eles. “Fazemos danças, apresentações de músicas, exposições de trabalhos, caminhadas pela vida e todo mundo vai nos prestigiar, toda a cidade já se fez parte e participante desse projeto muito bonito” completa Socorro.

Esse grupo consiste em dar apoio, divertimento, um pouco de alegria a pessoas que já fizeram e muito por suas famílias e hoje se sentem presas as dores da idade. Esse projeto quer mudar (o que já conseguiu) a cabeça das pessoas que acham que os idosos não conseguem fazer nada além de ficar em suas casas.
Maria Sofia Bezerra Leite uma das integrantes mais velhas do grupo nos conta que em todas as reuniões ela fica mais disposta ao longo do dia e que se sente muito feliz- “Me sinto muito mais jovem, fico alegre e faço outras coisas muito melhor, é como se tivessem me ligado na tomada.” ressalta Maria.
As reuniões acontecem todas as Terças e Quintas-Feiras das 13:00hrs as 16:00hrs, no Centro Comunitário da cidade, fora os diversos cursos como o de pintura em tecido que acontece as segundas-feiras na parte da tarde e o que Música e Canto que é realizado todas as Quarta na parte da manha.
Quando eu soube do trabalho logo pensei em ir fazer uma visita ao grupo, escolhi o dia do curso de Música e Canto onde me diverti muito com eles, me apresentei a todos e expliquei sobre o trabalho e com a autorização do professor fizemos uma roda de conversa, onde todos poderiam expor o que achavam das reuniões, dos cursos, professores, colegas e tudo.
Por incrível que pareça não houve sequer uma reclamação, foram apenas elogios, a única e mais engraçada queixa foi de uma senhorinha pequena, toda quietinha que quase não falava, ela apenas pediu licença a todos e disse “Somos lentos e aprendemos as coisas muito devagar, se temos que falar mau de alguma coisa vamos falar de nós mesmo que desperdiçamos esse tempo maravilhoso atoa”- sem mais delongas eu me atrevi a perguntar o nome e logo a voz baixinha respondeu “Cícera Santos” - para confortar aquela opinião forte de alguém que devia estar segurando essa resposta a muito tempo disse que cada um tem seu tempo e que isso não é vergonha para ninguém, também disse que eles tem pouco tempo hoje, mas que pelo menos estão todos os dias reunidos.
Ao longo da conversa todos elogiaram o tema do trabalho por acharem que sempre são esquecidos por todos, mas logo eu disse “ quando vocês cantam e dançam na praça todos vão lá ver vocês”, e todos concordaram.
Cultura depende dos hábitos, costumes, valores - Justo/Injusto ou Bom/Ruim de um determinado lugar ou região e sabendo disse fui pesquisar sobre outros projetos parecidos nas cidades vizinhas a Estrela do Norte e obtive ótimos resultados; Sandovalina além de ter o projeto eles dispõem de um estrutura ótima, dispõem de um Centro de Idosos localizado próximo a praça da matriz, onde duas vezes por semana pessoas da “melhor idade” se reúnem para dançar, conversas e se divertir. Pira pozinho e Presidente Prudente contem vários grupos que distinguem de acordo com os bairros, em Prudente conheci um grupo de idosos independentes que fazem reuniões nas casas dos participantes, tomam café, conversam e dançam e até jogam bola.
Independente da cidade onde você mora, vale muito a pena ir conhecer esses projetos, as pessoas são extremamente receptivas e muito carinhosas, te ajudam no que for preciso e não medem esforços para que tudo dê certo.

WESLEY BEZERRA

0 comentários:

Postar um comentário