quarta-feira, 4 de abril de 2012

História do Tereré


Qual é a bebida oficial do universitário do oeste paulista? Para aqueles  que responderam cerveja, ou whisky, se enganaram, a bebida mais apreciada e propagada entre os estudantes é o famoso Tereré.
Quem nunca se deparou com uma roda de amigos, esses tocando violão, jogando conversa fora, e ao lado, a companhia de uma garrafa térmica e também de uma cuia ou guampa contendo tereré?
Devido ao calor intenso, o tereré foi largamente aceito pela população de nossa região. Sua origem, data do século XIX, através das tropas presentes na guerra do Paraguai. A infusão da erva conhecida como Mate (ilex paraguarienses), rica em cafeína, já era conhecida pelos antigos habitantes da América do sul, como, argentinos, uruguaios e paraguaios, porém, em sua forma quente, o Chimarrão.
Com o intuito de não fornecerem sua posição aos exércitos inimigos, as tropas paraguaias não acendiam fogueiras para aquecerem seu mate, e com isso passaram a beber sua infusão de maneira natural, assim mesmo, sem querer, inventaram o tereré.
Atualmente, ele é consumido gelado, com água e cubos de gelo, e sua erva possui vários sabores como hortelã, abacaxi, boldo, catuaba, limão, laranja e uma extensa escala de variedades.
Esse costume foi assimilado pelos matogrossenses, - aliás, esses estados, MT e MS, são o grande reduto dos apreciadores de tereré - e com o grande êxodo das populações paulista e goianiense às terras do oeste brasileiro no século XX, o tereré foi difundido à outras culturas e populações diferentes, como os paulistas e goianienses já citados, os paranaenses, mineiros entre tantos outros.
Outra forma de  propagação do tereré, foram os estudantes do Mato Grosso que se instalaram nas cidades universitárias, dessa forma, também trouxeram seu costume de apreciar essa refrescante bebida, que está presente cada vez mais entre os amigos de nossa região.

Vai uma rodada aí?  Saúde! 

Sidney Sanchez

1 comentários:

Unknown disse...

impressionante esta historia, eu sou paulista de andradina e amo o tereré !!!

Postar um comentário