quarta-feira, 11 de abril de 2012

Entrevista com o Cigano João Bento

O Entrevistado, Cigano João Bento relata o costume de ingerir essa bebida, se dá principalmente nas rodas de tereré que serve como pretexto para conversar e passar o tempo. Contudo, mesmo sozinho não descarta a possibilidade de tomar a bebida, isso serve também para passar o tempo e refletir.
O Cigano diz.
- Eu bebo tereré com amigos, em casa e também no serviço. A nossa família cigana tem o costume de tomar no verão o tereré e no inverno o chimarrão para esquentar o corpo, já que nós sempre estamos em lugares com temperaturas baixas.
Nós utilizamos para fazer o tereré a cuia ou guampa, a bomba, erva, uma jarra de água gelada e se tiver limão colocamos para dar um gosto diferente. 
João Bento afirma que o tereré também serve em forma de remédio, ele possui contra-indicações por tratar-se de plantas com propriedades medicinais, este remédio corresponde ao jujo; uma variedade de ervas acrescentadas geralmente à água do tereré. 
“Um aspecto interessante que nos remete a cultura cigana é que todas as noites eles fazem uma fogueira, se aglomeram, conversam e cantam músicas de suas tradições até chegar o sono.” 
Os ciganos apresentam um amplo conhecimento relacionado às plantas e em seus relatos observa-se que para eles, é essencial o uso do tereré e outras plantas, e que em cada uma se utiliza um fim.


Frank Bruno Medeiros

0 comentários:

Postar um comentário