domingo, 20 de maio de 2012

Alunos divulgam o Clube do Tereré

No dia 11 de maio de 2012, os alunos do 5º termo de Jornalismo da FAPEPE - Uniesp, apresentaram para os presentes no último dia da VI Semana de Comunicação, o blog "Clube do Tereré".

A divulgação foi comandada por Caroline Ramos, que apresentou os demais alunos e a proposta da apresentação.

O aluno Sidney Sanches explicou para os presentes a história do tereré, como surgiu, de que forma veio até o interior paulista, como é usado e para que serve.

Já Ana Paula Cardoso comentou sobre o conceito de cultura, já que o tereré é considerado um traço cultural de nossa região.

Para orientar os presentes sobre o trabalho, Wesley Bezerra comentou o porque da criação do blog e o motivo que recebeu esse nome.

Foi realizada entre diversos estudantes universitários de diferentes faculdades, uma pesquisa sobre o consumo do tereré. Para apresentar as porcentagens dessa pesquisa, o aluno Victor Hugo Santos, se vestiu de Marília Gabriela e divertiu todos os presentes.

No mesmo dia, aconteceu uma exposição com os produtos da Ervateria Paulista, parceira do blog, onde nos doou um kit para presentear um aluno presente na apresentação. As pessoas puderam degustar diversos sabores das ervas para o tereré.


VICTOR HUGO SANTOS.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Desvendando o Tereré


Em entrevista ao proprietário da ERVATERIA PAULISTA  Fernando Bellonci a aula Caroline Ramos faz o seguinte questionamento:
1 - A PROCURA DO TERERE TEM AUMENTADO COM O TEMPO?
Sim, cada dia mais, o Tereré se torna um ítem no cardápio das pessoas, em locais como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná, faz parte da Cultura deles, no estado de São Paulo, principalmente na Região de Pres.Prudente e Alta Paulista, por estar proximo a divisa com 2 dos estados mencionados acima, também se faz muito presente. É valido lembrar que o história do Tereré, começa com os Paraguaios, em seguida os pantaneiros.

2 - VOCÊ ACHA QUE O TERERÉ É UM NOVO SIMBOLO DO UNIVERSITARIO?
 Pode se dizer que o público universitario se rendeu ao paladar do Tereré, hoje em dia é muito comum ver rodas de alunos, para deiversos fins, tomando tereré, e também se tratando de Presidente Prudente, onde o calor é intenso, um bom Tereré e bem Gelado, se torna obrigatório.

3 - O QUE VOCÊ ACHA DE UM BLOG PARA FALAR SOBRE AS CURIOSIDADES DO TERERÉ?
 Muito legal, talvez estejamos precisando de algo assim. Um blog onde todos os amantes do Tereré possa expressar suas opiniões, contar fatos, casos, falar sobre as vantagens de tomar Tereré e também de outras infusões que contenham a Erva Mate, com certeza seria um sucesso, e atingiria todas as camadas e públicos da sociedade.
 

4 - QUAL SUA OPINIÃO SOBRE UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE O TERERÉ? PODE AJUDAR AS VENDAS?
Importante, uma pesquisa de campo sobre o Tereré, com certeza alavancaria as vendas em todos os comércios, principalmente em locais especializados, como a Ervateria Paulista, pois este tipo de estudo, mostra cada vez a a importância do assunto, ajuda a acabar com todos aqueles mitos ainda existentes, trazendo uma certa credibilidade tanto para quem comerciante e consumidor. Aqueceria com certeza este mercado emergente.

Esses questionamente serviram como base de uma pesquisa de campo, onde os alunos do 5ºTermo de Jornalismo obtiveram dados sobre a crescente procura pelo Tereré e também pela grande aceitação dos mesmo em aceita-lo como traço cultural da nossa região.
A Ervateria São Paulo fica localizada na RUA 12 DE OUTUBRO N°1894-A (AO LADO DO POSTO TIGRÃO) - PRESIDENTE PRUDENTE – SP



CAROLINE RAMOS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tereré faz Bem ou Não??

O tereré é primeiramente uma bebida estimulante, estimula a atividade física e mental, elimina a fadiga, atuando benéficamente sobre os nervos e músculos favorecendo o trabalho intelectual.

Por conter cafeína em sua composição, a erva exerce um efeito sobre sistema nervoso central, estimulando o vigor mental, ajuda no trabalho cardíaco, na circulação do sangue e reforça o organismo.

Com vitaminas do complexo B, a erva-mate participa do aproveitamento do açúcar por parte dos músculos, nervos e atividades cerebrais; As vitaminas C e E agem como defesa orgânica e beneficia tecidos do organismo; Sais minerais diminui a tensão arterial atuando como vasodilatador. Em algumas circunstâncias chega até a suprir a sensação de fome.

A erva-mate favorece a diurese, sendo de grande utilidade nas moléstias de bexiga. A erva-mate também atua sobre o tubo digestivo ativando os movimentos peristálticos, faciltando assim, a digestão, favorecendo a evacuação e mictação.

A ação estimulante da erva-mate é maior que a do café, porém, não deixa efeitos colaterais com irritação e insonia


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Análise do Poema do Beco

“Que importa a paisagem,a gloria,a baia,a linha do horizonte?
o que vejo é o beco
Bandeira Manoel, Poesia completa e prosa
Rio de Janeiro  1967”


"Esse poema mostra simplicidade e humildade em sua escrita no que ele deseja passar, livrando o leitor de um leitura extensa e cansativa. Ele se questiona sobre a grande beleza da cidade em 1967 com o paradoxo dos becos e vielas que lá existem por conta dos moradores pobres que não tem condições de ter sua própria moradia elo auto curto que a cidade impõem "

Para aqueles que gostam de "HQ's"

Para todos aqueles que gostam de histórias em quadrinhos, ai vai um análise do desenho X-MEN.

X-MEN:
De acordo com o site edendelima.blogspot.com “ Acho que a maioria das pessoas que me conhecem bem sabem que eu sou loucamente apaixonado pelos X-Men.
Desde que os vi pela primeira vez, quando a série de desenho animado começou a passar na globo, aí veio meu amor!!! Lembro-me que comprava as revistinhas na banca e tentava acompanhar o máximo possível. Sabia direitinho de episódios, atributos de cada um, dos dramas da série... Eu era louco por ser um X-Men!!! Minha primeira paixão foi o Gambit, que para muito de minhas frustrações aparecia tão pouco... Depois comecei a me identificar com o Wolverine, seu estresse e sua coragem - acho que na época eu precisava ter um pouco dessa personalidade. Não posso admitir também que sempre fui admirador do Professor Xavier, não pela atuação do seu personagem em si, mas pela sua capacidade de penetrar no mundo da mente do outro. Gostava muito dessas coisas de mente e tal e até pensei em ser psicólogo, mas a Sociologia me apaixonou mais!!! Se bem que eu ainda hoje sou apaixonado por força da mente, parapsicologia, telepatia... Acretio muito nessas coisas!!!
Quanto às mulheres, minha preferida sempre foi a Vampira. Poxa, muito engraçado o jeito dela durona de ser, cômica, irônica... mas no fundo bastante depressiva por conta de sua incapacidade de ter contatos físicos com as outras pessoas. Um pouco de mim também que tinha dificuldade de me expressar como era e sempre me esforçava por manter minha expressão do "está tudo sobre controle" ou "eu não me abalo com nada".
Também sempre tive uma admiração especial pela Tempestade e seu poder de controlar o tempo! Achava um poder perfeito! E das duas, uma coisa que sempre sonhei - e ainda sonho - é a capacidade de voar! Ah... espero um dia poder!!!
Bem, para aqueles que acham que X-Men não passam de um verdadeiro besteirol, deixo aqui um fragmento do texto da Wikipedia que fala sobre eles. Depois que li, me apaixonei mais ainda, porque subscrito nas aventuras, estão críticas ao preconceito, à discriminação, à desigualdade, etc.”

Homossexualidade

Outra metáfora aos direitos civis relacionada aos X-men diz respeito aos direitos dos gays. Foram feitas comparações com a situação mutante, incluindo a descoberta de seus poderes e a idade em que eles aparecem, e a homossexualidade. Isso foi demonstrado em uma cena do segundo filme dos x-men, do diretor assumidamente gay Bryan Singer, em que Bobby Drake (Homem de Gelo) revela a seus pais ser mutante. Para completar, o primeiro filme mostra uma cena em que o senador Robert Kelly diz que os mutantes devem ser proibidos de lecionar para crianças em escolas.
A história em quadrinhos ainda se envolveu, no início dos anos 1990, com a epidemia de aids, com uma longa subtrama sobre o Vírus Legado, uma aparentemente incurável doença, que a princípio só afetava mutantes.

Religião, orientação sexual e outras minorias

Estrela Polar, um dos primeiros super-heróis gays.
Personagens da mitologia X-men também refletem minorias religiosas, étnicas ou sexuais. Exemplos de personagens judeus, incluem Lince Negra, Magneto e Sabra. Pó é islâmica e Pássaro Trovejante III e Karima Shapandar são hinduístas. Em termos de sexualidade, personagens homossexuais incluem: Estrela Polar, Sina e Karma, com Mística sendo vista geralmente como bissexual. Os quadrinhos também têm mostrado mutantes cuja mutação não só resulta em poderes especiais mas também em deformações físicas, da mesma forma que com os Morlocks, inspirados em parte pelos personagens Morlock de H.G. Wells.

Anti-semitismo

Outra comparação mais explícita é com o anti-semitismo. Magneto, um sobrevivente do Holocausto, vê a situação mutante muito parecida com a dos judeus na Alemanha nazista. Em um momento, durante um episódio da série de 1992, X-Men: The Animated Series, ele chega a usar as palavras: "Nunca mais". Nos quadrinhos, Magneto tem rotineiramente buscado estabelecer uma nação mutante, que seria um paralelo ao estado de Israel, nos dias atuais. O campo de concentração para trabalho forçado de mutantes na ilha de Genosha, nos quais números eram marcados nas cabeças dos mutantes, teve muito em comum com os campos de concentração nazistas, assim como os campos de concentração da clássica história Dias de um futuro esquecido.