segunda-feira, 30 de abril de 2012

Diferente no sabor

Muito se fala a respeito, mas o fato é que a água é um benefício a nossa saúde.
E como a maioria das pessoas não tem o hábito de beber dois litros de água que são necessários diariamente, o tereré é uma boa forma de consumir essa água de uma maneira ainda mais gostosa.

Para deixar a bebida mais saborosa, você pode optar pelas ervas saborizadas.
Existe no mercado uma variação de sabores, além da erva natural, tem também os sabores de menta, abacaxi, limão, boldo com menta, hortelã, catuaba, menta com canela, abacaxi com guaraná, entre outros.
Escolha o seu sabor, mas não se esqueça de convidar seus amigos e fazer aquela roda de tereré regada a uma boa conversa.


VICTOR HUGO S. SANTOS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Parece que não, mas já temos casos- Cyberbullying

Cyberbullying - O Perigo está escondido entre seus amigos.

Cyberbullying é quando alguém utiliza tecnologias de informação e comunicação para comportamentos hostis para prejudicar grupos ou indivíduos. De acordo com a “National Crime Prevention”  esse pratica se define “quando a internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa.”
Maria Aparecida Bezerra professora do ensino infantil de Estrele do Norte comenta que essa pratica vem acontecendo cada vez mais cedo e que infelizmente isso não tem ficado apenas no virtual; ela também nos conta, que como todos sabemos, a luta contra o cyberbullying é muito difícil, o que deixa quem o pratica mais livre para continuar.
Tabita Rocha, estudante de direito da Universidade Toledo, nos contou que as pessoas que praticam o bullying virtual primeiro se aproximam para ter conhecimento geral sobre a vida da vitima, depois através de chantagens mal sucedidas expõem a vida delas na internet.
Crianças e adolescentes são facilmente enganadas na internet, como é o caso dessa garota que terá seu nome ocultado, de apenas 15 anos que teve toda sua vida exposta na internet e como morava em uma cidade pequena teve que se mudar por preconceito de seus próprios vizinhos e colegas de sala.
Não dificulte ainda mais a luta contra o bullying virtual, a qualquer indicio procure uma delegacia de policia e com as provas na mão, denuncie a ocorrência. Se preserve; a internet NÃO é um mundo paralelo, viva sua verdadeira vida.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rádio FAPEPE entrevista coordenadoras sobre semanas dos cursos

TODO ANO EM DIVERSAS DATAS ACONTECEM AS SEMANAS DOS CURSOS DA UNIESP PRESIDENTE PRUDENTE. ELAS TEM COMO OBJETIVO OFERECER AOS ALUNOS SITUAÇÕES DIFERENCIADAS PARA QUE CONHEÇAM UM POUCO DO COTIDIADO DOS PROFISSIONAIS DE SUAS RESPECTIVAS AREAS. “FUGIR UM POUCO DA ROTINA, DEIXA QUALQUER ALUNO MAIS RECEPTIVO A QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO” RESSALTA SUZANA COORDENADORA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.
NAS SEMANAS DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E SERVICO SOCIAL TEREMOS ALGUMAS MUDANÇAS, COM A FORMAÇÃO DE TURMAS NO PERIODO DIURNO O CRONOGRAMA DE ATIVIDADES FOI MUDADO AFIM DE OFERECER A ESSES ALUNOS ATIVIDADES EM SEUS RESPECTIVOS HORARIOS, “UM ALUNO DO PERIODO DIURNO PODERÁ PARTICIPAR DAS ATIVIDADES NOURNAS E VICE E VERSA” EXPLICA LILIAN COORDENADORA DO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL.
A SEMANA DE COMUNICAÇÃO ACONTECERA ENTRE OS DIAS 9 E 11 DE MAIO E TERA COMO TEMA “COMUNICAÇÃO INTEGRADA”, AFIM DE UNIR TODOS OS CURSOS; NO VALOR DE VINTE REAIS PARA ALUNOS DO CURSO E PARA OS DEMAIS O PREÇO AINDA ESTÁ SENDO ESTUDADO.LEMBRANDO QUE DE ACORDO COM A COORDENADORA OS 200 PRIMEIROS INSCRITOS RECEBERAM UMA SURPRESA.
JÁ A SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 21 E 25 DE MAIO E TANTO TEMAS QUANTO VALORES ESTÃO SENDO ESTUDADOS. APROVEITAR E ABSOLVER O MAXIMO É A DICA DA COORDENADORA SUZANA.
NÃO NOS FOI LIBERADO MUITOS DADOS SOBRE A SEMANA DE ENFERMAGEM, ÚNICA INFORMAÇÃO QUE TTEMOS É QUE ACONTECERA ENTRE OS DIAS 14 E 18 DE MAIO.


CAROLINE RAMOS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Entrevista com Fernanda Barcaro sobre Empresa Junior/Uniesp para a rádio FAPEPE

A FAPEPE JUNIOR- EMPRESA JUNIOR DA FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE/UNIESP É UMA EMPRESA QUE DA SUPORTE EM REALIZAÇÕES DE PROJETOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
É EXTREMAMENTE IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS PARA O BOM ANDAMENTO DAS ATIVIDADES, JÁ QUE ELES COLOCAM EM PRATICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA. “MUITO BENÉFICO, POIS OS ALUNOS OBTÉM EXPERIÊNCIAS E HÁ DADOS DE QUEM PASSA PELA EMPRESA JUNIOR É EMPREGADO MAIS RÁPIDO E FICA MAIS TEMPO NO EMPREGO. APRENDEM UMA SÉRIE DE ROTINAS QUE TEORICAMENTE NÃO APRENDEM EM UM ESTAGIO NORMAL, CONVÍVIO EM GRUPO, REFAZER TUDO SE ESTIVER ERRADO, POIS AQUI É O ÚNICO QUE ELES PODEM ERRAR” RESSALTA FERNANDA BARCARO UMA DAS COORDENADORAS DA EMPRESA JUNIOR/UNIESP.
COMO TODO TIPO DE ATIVIDADE DA FACULDADE, ESSA CONTA COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR, E TAMBÉM FUNCIONA COMO ESTAGIO SUPERVISIONADO, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE NÃO TRABALHAM E QUEREM ADQUIRIR EXPERIÊNCIA.
“PESQUISAS DE MERCADO, OVOS DE PASCOA, INTENÇÃO DE COMPRA PARA O DIA DAS MÃES E O DIA DOS NAMORADOS. TEREMOS TAMBÉM A PESQUISA DOS MATÉRIAS DE CONSTRUÇÃO, SENDO QUE A ÚNICA A FAZER ESSA PESQUISA É A NOSSA EMPRESA. TAMBÉM TEMOS UM TRABALHO COM A COMUNIDADE, PARCERIA COM O HOSPITAL YAMADA; TRABALHAMOS COM A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, ESSE TRABALHO ATENDE A COMUNIDADE EXTERNA, É ATIVIDADE QUE TEM MAIS VISIBILIDADE, NELA DISPONIBILIZAMOS CURSOS DE INGLÊS, ROTINAS ADMINISTRATIVAS, ESPANHOL, PORTUGUÊS E OUTROS.” -FERNANDA BARCARO FALANDO SOBRE ALGUNS PROJETOS DA EMPRESA.
A EMPRESA TAMBÉM SERVE PARA MELHORAR A AVALIAÇÃO DO MEC PERANTE OS CURSOS, POR ISSO FORÇA DE VONTADE E COMPROMETIMENTO SÃO SEMPRE BEM VINDOS.
A EMPRESA JUNIOR FUNCIONA DE SEGUNDAS E SEXTAS-FEIRAS DAS 16 AS 18:30 E NA QUARTA-FEIRA 16 AS 21H00 E QUALQUER DUVIDA PODE SER ENCAMINHADA AO E-MAIL: FAPEPEJUNIOR.UNIESP@GMAIL.COM

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CONHEÇA A BEYONCÉ DO PARÁ

Gabriela Amaral dos Santos (Belém, 1 de agosto de 1978), mais conhecida como Gaby Amarantos, é uma cantora brasileira.
Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém do Pará, Gaby iniciou sua carreira como cantora na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, onde participava do coral. Chamava atenção por sua voz grave, mas suave, tendo sido convidada para se apresentar em bares da capital paraense com Banda Chibantes, onde cantava acompanhada do violonista Cléber Viana.
Conhecida por sua exuberância e por seu figurino extravagante - composto por brincos grandes, sapatos de 20 centímetros de altura com leds, roupas coloridas, cílios postiços, apliques de cabelo e acessórios coloridos -, foi uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do Tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil. Ficou conhecida nacionalmente após lançar a música "Hoje eu tô Solteira", uma versão da música "Single Ladies", da cantora americana Beyoncé, e escrita pelo grupo paraense Os Brothers. O sucesso da música rendeu a Gaby o apelido de "Beyoncé do Pará". Seu segundo hit nacional, "Xirley", já possui mais de 400 mil acessos no site YouTube.
Atualmente, Gaby está prestes a lançar o seu primeiro disco solo, intitulado Treme, com produção de grandes nomes como Carlos Eduardo Miranda e Felix Robatto.
Já participou dos programas Fantástico, Altas Horas, Bem Estar, Caldeirão do Huck, Esquenta, Domingão do Faustão, Agora é Tarde e De Frente com Gabi. E, em 2011, foi eleita pela Revista Época como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil.


COMO TERERÉ A BEYONCÉ DO PARÁ VEM CONQUISTANDO MAIS TERRITORIO, PRIMEIRO SEU ESTADO E AGORA O BRASIL.


Caroline Ramos

terça-feira, 17 de abril de 2012




Ana Paula Cardoso




Ana Paula Cardoso

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Música

Outro traço cultural muito forte na nossa região é o Sertanejo e suas vertentes, mas porque vertentes do sertanejo?
Além do famoso "modão", as pessoas residentes do Oeste Paulista também apreciam muito o sertanejo universitário, forró e até o tecnobrega vindo do pará.
Isso fica bem claro quando vemos o interesse de vários cantores do gênero em vir para nossa cidade (Presidente Prudente). Dentre uma pequena pesquisa feita em Teodoro Sampaio sobre os cantores que caíram no gosto das pessoas, temos nomes conhecidos e que não conotam nenhuma surpresa, dentre eles : Gustavo Lima, Luan Santana, Jorge e Matheus, Milionário e José Rico, Fernando e Sorocaba, Zezé de Camargo e Luciano entre outros.
Uma das surpresas foi o nome de Gaby Amarantos, que é mais conhecida como a Beyoncé do Pará/ Rainha do TecnoBrega.
É como dizem " QUEM NUNCA SE IDENTIFICOU COM A LETRA DE UMA MÚSICA SERTANEJA?"


Alécio Oliane

Entrevista com o Cigano João Bento

O Entrevistado, Cigano João Bento relata o costume de ingerir essa bebida, se dá principalmente nas rodas de tereré que serve como pretexto para conversar e passar o tempo. Contudo, mesmo sozinho não descarta a possibilidade de tomar a bebida, isso serve também para passar o tempo e refletir.
O Cigano diz.
- Eu bebo tereré com amigos, em casa e também no serviço. A nossa família cigana tem o costume de tomar no verão o tereré e no inverno o chimarrão para esquentar o corpo, já que nós sempre estamos em lugares com temperaturas baixas.
Nós utilizamos para fazer o tereré a cuia ou guampa, a bomba, erva, uma jarra de água gelada e se tiver limão colocamos para dar um gosto diferente. 
João Bento afirma que o tereré também serve em forma de remédio, ele possui contra-indicações por tratar-se de plantas com propriedades medicinais, este remédio corresponde ao jujo; uma variedade de ervas acrescentadas geralmente à água do tereré. 
“Um aspecto interessante que nos remete a cultura cigana é que todas as noites eles fazem uma fogueira, se aglomeram, conversam e cantam músicas de suas tradições até chegar o sono.” 
Os ciganos apresentam um amplo conhecimento relacionado às plantas e em seus relatos observa-se que para eles, é essencial o uso do tereré e outras plantas, e que em cada uma se utiliza um fim.


Frank Bruno Medeiros

terça-feira, 10 de abril de 2012

Qual tipo da conversa?

Quando uma roda de amigos se reúnem para se refrescarem com o tereré, os assuntos abordados nas conversas são os mais variados possíveis, os meninos falam sobre: mulheres e jogos; enquanto as mulheres falam sobre: artistas e maquiagem.
Esses são os mais óbvios, aqueles que nem precisaríamos de um pesquisa para constata-los, MAS como somos um grupo sério, fizemos uma pesquisa de campo com vários quesitos, onde as respostas sobre esse tema me chamaram a atenção.

Dentre 60 exemplares que eu (Caroline Ramos) e  meu colega de classe Wesley Bezerra aplicamos em diversas Universidades da nossa cidade, as respostas chegaram a ser surpreendentes:

HOMENS - Futebol, mulheres, roupas, carros, dinheiro, baladas, HOMENS ( devido aos homossexuais), faculdade, viagens e eles também FOFOCAM sobre outras pessoas.

MULHERES - Maquiagem, artistas, novelas, cabelos, roupas, programas de TV no geral, vida das outras pessoas, acontecimentos da cidade, festas, lugares que gostam de frequentar e até mesmo FUTEBOL.


Graças a esse traço cultural, as pessoas voltaram a se aproximar e conversar mais com aqueles que os mesmos gostam.



Caroline Ramos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

História do Tereré


Qual é a bebida oficial do universitário do oeste paulista? Para aqueles  que responderam cerveja, ou whisky, se enganaram, a bebida mais apreciada e propagada entre os estudantes é o famoso Tereré.
Quem nunca se deparou com uma roda de amigos, esses tocando violão, jogando conversa fora, e ao lado, a companhia de uma garrafa térmica e também de uma cuia ou guampa contendo tereré?
Devido ao calor intenso, o tereré foi largamente aceito pela população de nossa região. Sua origem, data do século XIX, através das tropas presentes na guerra do Paraguai. A infusão da erva conhecida como Mate (ilex paraguarienses), rica em cafeína, já era conhecida pelos antigos habitantes da América do sul, como, argentinos, uruguaios e paraguaios, porém, em sua forma quente, o Chimarrão.
Com o intuito de não fornecerem sua posição aos exércitos inimigos, as tropas paraguaias não acendiam fogueiras para aquecerem seu mate, e com isso passaram a beber sua infusão de maneira natural, assim mesmo, sem querer, inventaram o tereré.
Atualmente, ele é consumido gelado, com água e cubos de gelo, e sua erva possui vários sabores como hortelã, abacaxi, boldo, catuaba, limão, laranja e uma extensa escala de variedades.
Esse costume foi assimilado pelos matogrossenses, - aliás, esses estados, MT e MS, são o grande reduto dos apreciadores de tereré - e com o grande êxodo das populações paulista e goianiense às terras do oeste brasileiro no século XX, o tereré foi difundido à outras culturas e populações diferentes, como os paulistas e goianienses já citados, os paranaenses, mineiros entre tantos outros.
Outra forma de  propagação do tereré, foram os estudantes do Mato Grosso que se instalaram nas cidades universitárias, dessa forma, também trouxeram seu costume de apreciar essa refrescante bebida, que está presente cada vez mais entre os amigos de nossa região.

Vai uma rodada aí?  Saúde! 

Sidney Sanchez